Remarketing – O que é?

adwords - remarketing o que é | André Craveiro

 

Com certeza já viste anúncios – enquanto navegas por websites – a produtos que em determinada altura consultas-te mas não compras-te e que de certa forma parece que te estão a seguir ultimamente. Isso é Remarketing.

Remarketing é uma forma de segmentar os teus anúncios online aos últimos visitantes do teu website – que por alguma razão abandonaram o seu site sem concretizar a tão desejada compra ou realização de contacto. Estes anúncios serão posteriormente exibidos na rede display da google, em forma de banners. Esta segmentação permite criar publicidade mais relevante e vocacionada às necessidades e desejos dos teus futuros clientes.

O Remarketing é como o ‘Emplastro’. Segue-te mesmo que não queiras (não é assim tão linear pois enquanto utilizadore podes limitar o tipo de publicidade ou mesmo ‘silênciar’ o que te aparece enquanto navegas, mas isso já são outros quinhentos). Para alguns o remarketing até pode parecer assustador, mas resulta!

 

 

 

Porquê Utilizar o Remarketing?

 

Utilizar o remarketing é das estratégias de marketing digital com maior foco no cliente. Esta técnica de marketing digital permite explorar os interesses e desejos do consumidor nos momentos de pesquisa e decisão – o Google chama a esta etapa Zero Moment of Truth (ZMOT). E é sobre as decisões e indecisões dos utilizadores que o remarketing tira o máximo proveito.

No Google, chamamos o momento da tomada de decisão on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth).

Aumentar a actividade no teu site, a promover a notoriedade da tua empresa e consequentemente aumentar as tuas vendas são o verdadeiro objectivo do remarketing.

 

Vantagens de utilizar o Remarketing

 

O remarketing é eficaz porque:

  • Aumenta a exposição e reconhecimento da tua empresa;
  • Aumenta o tráfego no teu site. (67% dos visitantes que voltam ao site acabam por efectuar uma compra);
  • Publicidade segmentada aos visitantes do teu site;
  • Publicidade a baixo custo;
  • Aumento de conversões;
  • Aumenta o Retorno de Investimento (ROI)

Numa era em que somos rodeados por publicidade, quer online quer offline, investir em anúncios direcionados e segmentados aos desejos de cada consumidor é fundamental se queremos manter-nos na linha da frente. Remarketing é pessoal e por isso mesmo é uma técnica eficaz.

 

Como Funciona o Remarketing?

 

adwords remarketing google | André Craveiro

 

Em apenas 3 passos consegues criar a tua campanha de remarketing:

  1. Para começar a utilizar o remarketing precisas de adicionar a etiqueta de remarketing a todas as páginas do teu website ou à tua aplicação para dispositivos móveis.
  2. De seguida, e depois de teres adicionado a etiqueta de remarketing, deves criar listas de remarketing na tua conta de AdWords.
  3. Por fim, cria uma campanha com uma mensagem específica para mostrar apenas às pessoas da tua lista quando pesquisarem no google ou navegarem noutros sites da rede de display.

Os anúncios de remarketing só e apenas serão exibidos às pessoas incluídas na lista.

 

Quanto Custa Fazer Anúncios de Remarketing?

 

Tal como referi num post anterior sobre Adwords, a tua empresa pode investir quanto quiser e quando quiser. A decisão é tua. No entanto e como qualquer bom gestor, o focus deve estar no Retorno do Investimento (ROI) e não no custo.

 

Que Formas Existem de Fazer Remarketing?

 

  • Remarketing padrão – apresentar anúncios aos visitantes antigos enquanto navegam em websites da rede de display e utilizam aplicações da rede de display;
  • Remarketing dinâmico – apresentar anúncios dinâmicos a visitantes antigos com produtos e serviços que visualizaram no seu Website enquanto navegam nos websites da rede de display e utilizam aplicações da rede de display;
  • Remarketing para dispositivos móveis – apresentar anúncios a pessoas que utilizaram a tua aplicação para dispositivos móveis ou o site para dispositivos móveis enquanto utilizam outras aplicações para dispositivos móveis ou navegam noutros websites para dispositivos móveis;
  • Listas de remarketing para anúncios de pesquisa – apresentar anúncios a visitantes antigos que efetuam pesquisas no motor de busca após saírem do teu website;
  • Remarketing de vídeo – apresentar anúncios a pessoas que interagiram com os teus vídeos ou canal do youtube enquanto utilizam o youtube e navegam em vídeos, sites e aplicações da rede de display.

 

Que Tipo De Segmentação é Possível Com O Remarketing?

 

Existem quatro tipos de segmentação que dependendo dos seus objectivos podem aumentar a sua taxa de conversão:

  1. Visitantes Gerais – Qualquer utilizador que visite o teu site;
  2. Visitantes de Productos Específicos – Aqueles utilizadores que navegaram pelo teu site e visitaram especificamente certo tipo de produtos;
  3. Visitantes que Abandonaram o Carrinho das Compras – Utilizadores que adicionaram certos produtos ao carrinho das compras mas que por algum motivo abandonaram o teu site sem fazer a tão desejada compra;
  4. Visitantes que já Compraram – Utilizadores que já realizaram compras no teu website e estão familiarizados com a sua empresa.

 

Últimas Palavras

 

Campanhas de marketing digital de sucesso requerem a perfeita ligação com o correcto público e ao utilizar o remarketing da google consegues alcançar os visitantes que estiveram no teu site mostrando-lhes à posteriori anúncios relevantes. Esta pode ser a estratégia perfeita para área de negócio como do imobiliário e da venda de automóveis visto que o tempo de decisão da compra é geralmente extenso e demorado.

 

Autor

André Craveiro

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3 thoughts on “Remarketing – O que é?

    1. Olá Silvio,
      Efectivamente muitos utilizadores não compram na sua primeira vista ao site e conseguir direccionar anúncios para esses possíveis clientes é fantástico. E cada vez mais assistimos a um tipo de marketing digital one-to-one. E sites dedicados (aos utilizadores) tendo em conta os seus interesses é o próximo passo. http://contentmarketinginstitute.com/2012/05/serve-multiple-audiences-with-a-segmented-site-structure/

      Liked by 1 person

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