Gestão de Redes Sociais em Pequenas Empresas

Gestão de Redes Sociais em Pequenas Empresas | André Craveiro

Portugal tem muitos utilizadores de redes sociais, no entanto as pequenas empresas ainda deixam muito a desejar quanto à sua presença online. Sabia que quase 73% dos adultos que estão online marcam presença nas redes sociais. E que Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Pintrest são as principais redes onde passam mais tempo? Sabia que este grupo social inclui, ou pode incluir, muitos dos seus clientes?

Não se dê ao luxo de ignorar ou menosprezar a presença do seu negócio nas redes sociais, pois pode estar a perder uma oportunidade de fazer crescer o seu negócio, aumentar a sua visibilidade, criar novos relacionamentos, entre muitas outras coisas.

Ora, First things First!

A primeira coisa a fazer é definir objectivos, pois enquanto não houverem balizas não é possível definir onde vamos marcar.

Definir objectivos

A melhor forma de começar é decidir quais são os principais objectivos da sua presença nas redes sociais. O ideal é que sejam SMART: specific (específicos), measurable (possíveis de medir), achievable (alcansaveis), realistic (realísticos), and timed (período de tempo).

Querem aumentar vendas? Querem adquirir novos clientes? Querem espalhar a mensagem? Querem fidelizar clientes? Defina o que realmente lhe interessa de momento e de forma resumida (de preferência).

Um bom exemplo de SMART pode ser ‘Alcançar no tempo de três meses 1000 seguidores’. Com isto é mais fácil de medir a actividade e alcançar resultados. Não se esqueça que eles devem ser curtos e de “fácil leitura”. Não perca tempo enquanto esta primeira fase não estiver bem definida.

Conhecer o público-alvo

A melhor forma de tentar comunicar com o seu público-alvo é identifica-lo e conhece-lo. Mas isto tanto é aplicado ao marketing tradicional (offline), como ao marketing online. Faz sentido, certo?

Normalmente o público-alvo online é muito parecidos com o tipo de clientes que frequentam o seu negócio offline.

Quanto mais conhecer o seu “alvo” maior será a sua capacidade de medir resultados. São mulheres? Adolescentes? Vivem na zona? Gostam de quê? Quais são os seus hobbies? Onde costumam ir? Que costumam fazer? Defina quem é realmente o público-alvo, pois só desta forma é que se consegue criar conteúdo de relevo – como iremos ver mais à frente.

Escolher as Redes Sociais

Existem milhares de plataformas sociais que podem ser utilizadas para tentar alcançar o seu público-alvo. Existem muitas. Mesmo muitas. E por muito boa ideia que pareça, ter presença em muitas redes sociais não é a melhor das opções. É preferível concentrar-se e usar toda a sua energia nas redes sociais que cuidadosamente escolheu, e que consegue combinar com os seus objectivos e público-alvo.

Por outro lado, tenha cuidado e não mantenha todos os seus esforços no facebook se a maioria dos seus clientes usa outra plataforma. A melhor forma de saber tudo isto é no terreno. Perguntando aos seus clientes em que redes sociais estão presentes. Outra forma de tentar perceber qual o melhor contexto é identificar o que a concorrência “anda a fazer” nas redes sociais e tentar perceber onde estão os clientes e do que gostam ou não.

Escolher a melhor ID

Faça o melhor que conseguir e tente usar o seu nome de forma igual em todo as plataformas em que está inserido. Esta pequena dica pode ajudar a criar uma identidade mais forte e de fácil reconhecimento. A melhor forma de o fazer é através desta aplicação gratuita – namechk.com que vos vai ajudar, de forma instantânea e em simultâneo, a pesquisar em todas – ou quase todas – as plataformas se o nome da sua marca/empresa ainda é válido. Caso não esteja disponível, tentem utilizar abreviações, mas de forma lógica.

Escolher o tipo de posts

No próximo post, irei explicar de forma mais aprofundada como criar o conteúdo certo (digo desde já que não existem formulas mágicas nem pauzinhos de pirlimpimpim).

No geral, e tenha isso sempre em atenção, construa uma ligação de confiança com o seu público-alvo, mostrando empatia e interesse. Seja uma mais valia. Não fale unicamente sobre a sua marca/empresa. Se tiverem de o fazer, seja curto e simples.

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