Muitas empresas vêm as redes sociais simplesmente como um megafone de novas campanhas que criam ou como forma de dar visibilidade a novos produtos. Mas com o tempo muitas das empresas desistem pois parece que ninguém está interessado no que a marca tem para oferecer. Mas porquê que falham?
Primeiro porque não sabem ouvir. E segundo porque se esquecem qual a verdadeira razão de ser das redes sociais. Socializar e interagir.
Existem inúmeras formas de monitorizar a sua actividade nas redes sociais que lhe vão permitir perceber como pode crescer neste mundo digital. Mas para perceber tudo isso tem de saber ouvir e saber ouvir da forma correcta.
Uma forma simples e fácil de ‘ouvir’ é utilizando o ‘Google Alerts’ que lhe permite perceber através de palavras-chaves tudo o que lhe interessa e que se passa à sua volta, neste caso à volta da sua marca.
Mas existem outras formas de ‘ouvir’, como por exemplo, através de:
Clientes (persona)
O que gostam e o que falam
Como interagem
Quais os seus interesses
Marca
O nome da sua marca
O nome dos seus produtos/serviços
Apoio, queixas ou comentários negativos
#Hashags
Industria
Termos relativos ao seu ramo
Palavras de definem o seu mercado
Palavras-chaves ou categorias do seu ramo
Pessoas importantes no seu ramo
Competição
Nome de empresas/produtos/serviços da concorrência
Buzz à volta de promoções ou campanhas
Empresas que sabem ouvir têm maior sucesso e ganham maior agilidade e projecção. Criam também um maior sentido de responsabilidade e sentido de confiança.
Dica: A aplicação ‘Freedly’ é gratuita e muito simples de usar. Com certeza o vai ajudar nesta difícil tarefa de acompanhar toda a esfera em que o seu negócio está inserido.
Exemplos a ter em conta: