Gestão de Redes Sociais em Pequenas Empresas – Saber Ouvir

Gestão de Redes Sociais em Pequenas empresas - Saber Ouvir | André Craveiro

Muitas empresas vêm as redes sociais simplesmente como um megafone de novas campanhas que criam ou como forma de dar visibilidade a novos produtos. Mas com o tempo muitas das empresas desistem pois parece que ninguém está interessado no que a marca tem para oferecer. Mas porquê que falham?

Primeiro porque não sabem ouvir. E segundo porque se esquecem qual a verdadeira razão de ser das redes sociais. Socializar e interagir.

Existem inúmeras formas de monitorizar a sua actividade nas redes sociais que lhe vão permitir perceber como pode crescer neste mundo digital. Mas para perceber tudo isso tem de saber ouvir e saber ouvir da forma correcta.

Uma forma simples e fácil de ‘ouvir’ é utilizando o ‘Google Alerts’ que lhe permite perceber através de palavras-chaves tudo o que lhe interessa e que se passa à sua volta, neste caso à volta da sua marca.

Mas existem outras formas de ‘ouvir’, como por exemplo, através de:

Clientes (persona)

O que gostam e o que falam

Como interagem

Quais os seus interesses

Marca

O nome da sua marca

O nome dos seus produtos/serviços

Apoio, queixas ou comentários negativos

#Hashags

Industria

Termos relativos ao seu ramo

Palavras de definem o seu mercado

Palavras-chaves ou categorias do seu ramo

Pessoas importantes no seu ramo

Competição

Nome de empresas/produtos/serviços da concorrência

Buzz à volta de promoções ou campanhas

Empresas que sabem ouvir têm maior sucesso e ganham maior agilidade e projecção. Criam também um maior sentido de responsabilidade e sentido de confiança.

Dica: A aplicação ‘Freedly’ é gratuita e muito simples de usar. Com certeza o vai ajudar nesta difícil tarefa de acompanhar toda a esfera em que o seu negócio está inserido.

Exemplos a ter em conta:

facebook.com/walmart

facebook.com/tesco

facebook.com/Starbucks

twitter.com/XboxSupport

twitter.com/NikeSupport

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