Gestão de Redes Sociais em Pequenas Empresas – Medir Resultados

Gestão de Redes Sociais em Pequenas empresas - Medir Resultados | André Craveiro

Tendo em conta que os objectivos já foram criados e a estratégia implementada, agora é tempo de construir um sistema que lhe permita medir o seu sucesso (ou não) nas redes sociais.

Como medir

Crie um simples quadro onde possa acompanhar o que vai fazendo e como vai fazendo. Isto permite de forma simples e eficaz monitorizar o que vai acontecendo mas também o ajuda a criar novas estratégias. Se as coisas não estiverem a caminhar para o destino desejado, pode sempre tentar novas coisas, sem nunca esquecer quais são os seus objectivos.

O que medir

Existem várias formas de medir o seu sucesso. Deixo aqui 3 formas que podem ser muito eficazes se forem utilizadas correctamente:

1 . Referências

Defina objectivos baseados na acção que quer que a sua comunidade faça, tais como ‘gostos’, ‘partilhas’, ‘comentários’, ‘retweets’, etc.

2 . Conversões

Defina objectivos de conversão e meça a sua origem, isto caso tenha um site. Pode medir o nº de downloads efectuados, nº de visitas redireccionadas das páginas sociais, etc.

3 . Sentimento

Tenha em atenção que conversas estão a acontecer relativamente à sua empresa ou produto. Tenha também atenção à competição. Embora não seja uma forma de medir muito cientifica, pode ajudar bastante. Faça uma pesquisa manual, relativamente à semana ou mês, sobre a forma como é mencionado e marque-os como sendo ‘negativo’, ‘neutro’ ou ‘positivo’. Some os totais e veja como a sua ‘reputação’ vai subindo ou descendo.

Conclusão

Marketing nas redes sociais é um mundo relativamente novo. Vai precisar de algum tempo e paciência para começar a ver algo mas se adoptar as melhores práticas com certeza que irá alcançar o que deseja. Defina bem quais são os seus objectivos e construa uma boa estratégia à volta dessas metas. Defina onde quer, ou deveria, estar e comece a criar conteúdo que seja importante para a sua comunidade – e não se esqueça nunca de interagir com ela. Saiba ouvir o que a sua comunidade e o mundo têm para lhe dizer. Acima de tudo, seja humano na forma de comunicar, porque tudo isto é social.

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